Para escolher sua primeira Bookshelf você precisa ter bem definido o objetivo dela, se você utilizará para audição estéreo ou para home theater.
Isso já basta? Não... rs
Vamos pensar na primeira hipótese, estéreo, nesse quesito temos que levar um pouco em consideração o estilo musical que mais predomina em sua audição.
Jazz
Nu Jazz
Eletrônico
Trap
Folk
Indie
Rock
Bossa Nova
Existem diversos gêneros musicais, porém, alguns são mais exigentes em respostas da caixa acústica, no meu ponto de vista, o rock é o que mais exige eficiência do auto falante.
Muitos acreditam que uma Bookshelf Selada é o melhor resultado para esse gênero musical, porém, quando se tem um alto falante com alta eficiência e resposta rápida com uma caixa Bass Reflex (Dutada) tanto traseiro quanto dianteiro, o prazer de ouvir é imenso.
Logo na sequência vem o Jazz e Nu Jazz, são gêneros que exigem muito da frequência de médios e agudos, não deixando de lado os graves, inclusive pelo Nu Jazz. Há quem diga que o melhor das Bookshelfs precisam ser as regiões de médios e agudos, o grave se resolve adicionando um Subwoofer. No meu gosto pessoal, mas enfatizo, gosto pessoal... não gosto de subwoofer para ouvir músicas em estéreo, acho que as Bookshelfs podem agradar muito o resultado nessa região de graves. Mas de forma alguma condeno quem gosta desse conjunto 2.1, até porque o gosto musical e pessoal influencia bastante nessa configuração.
Esse é um tópico muito discutido, e vou acrescentando nesse texto a medida que as informações fluem e o tempo para escrever.

Comments